segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Carta da REAPE/PA sobre o I EPAJUP

I Encontro Paraense de Assessoria Jurídica Universitária Popular
19 a 21 de novembro de 2010



Organização:

Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Aldeia Kayapó (NAJUPAK)
Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Isa Cunha
Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular – CEAJUP – Marabá
Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular – NAJUP – UFOPA


Os primeiros grupos de AJUP do Estado do Pará nasceram há cerca de 6 anos, com apoio da Rede Nacional de Assessoria Jurídica Universitária (RENAJU) que realizou o ENAJU no ano de 2004 durante o ENED em Belém, trazendo esta proposta de organização dos estudantes em torno das demandas coletivas populares, instrumentalizados pela Educação Popular.

A Amazônia de grandes projetos de infra-estrutura que atendem somente as demandas de empresas transnacionais, e suas conseqüentes contradições sociais inseridas nos meios rural e urbano nos impele a cada vez mais traçar perspectivas políticas emancipatórias na região, com parcerias envolvendo as organizações populares, a Comissão Pastoral da Terra, a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, dentre tantos outros, levantando a bandeira dos Direitos Humanos e da Educação Popular.

As mobilizações estudantis como o Congresso dos estudantes da UFPA (CONEUFPA) e Jornadas de Extensão da UFPA, aproximaram as AJUP’s da capital - que já se organizavam na REAPE (Rede de Assessoria Popular Emancipatória) - de outros núcleos do Estado que comungavam das mesmas idéias e práticas.
Assim, a REAPE passou a agrupar também o Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular – CEAJUP, da UFPA campus da cidade de Marabá e o Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular – NAJUP da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará).

Para consolidação e formação política da REAPE realizamos este primeiro encontro, o EPAJUP, contendo em sua programação espaços como: Educação Popular e Direitos Humanos, Cine-Debate, Concepções de AJUP e um espaço específico para apresentação da Rede Nacional de Assessoria Jurídica Universitária (RENAJU).

A realidade de aproximação das AJUP’s com os movimentos populares é latente em todo o Estado, além da inserção como Movimento Estudantil em nossas Universidades. Tais pontos foram elencados como essenciais para a definição da articulação da Rede Estadual, e norteará as futuras articulações.


REAPE - Pará


Ilha de Mosqueiro - Pará, 21 de novembro de 2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário