segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Najupak participa do V ENNAJUP em São Luís-MA

O Najupak esteve representado no V ENNAJUP 2010 - Encontro Norte-Nordeste de Assessoria Jurídica Universitária Popular, realizado de 29 de outubro e 01 de novembro, na linda São Luís, organizado pelos Najup Negro Cosme, PAJUP e Najup Maria Aragão, além do apoio da RENAJU.

Como tem sido características dos ENNAJUP'S, foi um encontro onde a renovação reinou e mais inquietude foram levantadas para nossa Rede Nacional, cada vez com mais desafios a ela imposta.

Trazemos trecho da fala de Carlos José (Najup Negro Cosme), veiculada na lista de emails da Rede, que expressa bem o que foi o VENnajup 2010, ficando-nos no aguardo das discussões e encaminhamentos para o Encontro Nacional da Rede em 2011 a ocorrer em Porto Alegre (tchê!).

"Desde o ERENA Teresina, não houve uma só noite em que eu, conversando com o teto do meu quarto antes de dormir, não perguntei como seria esse ENNAJUP. Só que ele não podia responder. Ele não saberia dizer das tensões, das chateações, dos deslizes, dos erros de cálculo. Imagina então se ele saberia dizer da alegria, dos risos, dos tchu-tchus, das cirandas, dos abraços tão apertados, dos olhares tão sinceros, dos corações tão próximos, batendo no mesmo compassou. Ele não saberia dizer dos choros de raiva, de tristeza, de imensa felicidade. Desse ENNAJUP que eu nem sei como descrever, que foi melhor do que sempre sonhei que podia ser, esse ENNAJUP que às vezes se alimentava apenas dos nossos sonhos, do qual por vezes pensamos em desistir. Porque tivemos muito medo quando víamos aquele 29 de outubro chegar cada vez mais rápido e faltar dinheiro, faltar estudo, faltar paciência, sobrar desafios. E que estranho... agora eu queria que esse 29 de outubro voltasse...

(...) não consigo parar de pensar e sentir o ENNAJUP muito forte e se eu não sentasse pra escrever, capaz que eu explodisse. Tenho que agradecer a tod@s pelo fervor das almas, por virem cheios de ideias na cabeça e de amor no coração. Agradeço, em nome do Carué (rá, quem tu pensas que é pra falar em nome do Cauré, doidão? xD), pela força incondicional, pela paciência e compreensão diante de nossos muitos erros, pela disposição apesar do imenso cansaço, pelo carinho imenso com que vocês nos trataram sempre, pelo perfume de saudades que vocês deixaram em nossa terra (mas por isso eu não agradeço muito não, porque essa saudade tá doída, ó!), pelo TESÃO! Todo mundo sempre fala do desgaste das sedes pós-encontros, mas eu não me sinto nem um pouco desgastado. Cansaço, sim, tem muito! Tanto que eu dormi quase 12 horas de ontem pra hoje hehe Mas desgaste não... sinto-me renovado, com muito mais gás pra continuar na luta, essa luta de que tanto falamos e que só nós sabemos o quanto é difícil, cheia de pedras no caminho, muito mais pedregosas do que as da mística de ontem, pedras que pisamos com os pés descalços. Só nós sabemos o que é sentir os pés em carne viva e continuar avançando por cima dessas pedras. E olha que eu mal comecei esse caminho..."




Texto: Ricardo Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário